O PRP (Plasma Rico em Plaquetas), conhecido no mundo da Medicina Estética como “Vampire Facial”, é um tratamento que se recorre a uma técnica especial de centrifugação que é feita a partir de uma amostra de sangue da própria pessoa.
É um tratamento que consiste no aproveitamento dos factores de crescimento, derivados das plaquetas do nosso sangue, de forma a estimular a regeneração celular e acelerar a reparação tecidular.
Como funciona?
Inicialmente é colhida uma pequena quantidade de sangue que vai ser posteriormente colocada num tubo devidamente esterilizado. Este tubo é colocado no interior de uma centrifugadora, a altas velocidades, com o objectivo de separar o plasma dos diferentes componentes do sangue. Durante este processo os glóbulos vermelhos e brancos são separados do plasma e das plaquetas.
Após este processo obtém-se um líquido amarelo dourado, o plasma, que passa a conter um número mais elevado de plaquetas do que o normal. As plaquetas são as células presentes no nosso sangue que ajudam na cicatrização dos tecidos e promovem a produção de novas células, incluindo a produção de colagénio e ácido hialurónico.