Tratamento Rosácea

O que é?

A rosácea é uma doença inflamatória da pele relativamente comum, de evolução crónica, caracterizada pela dilatação dos vasos sanguíneos à superfície. Normalmente começa com uma tendência a corar ou a corar mais facilmente que as outras pessoas.

Causa

A causa da rosácea ainda é desconhecida, no entanto o aparecimento dos sintomas pode ser desencadeado por factores hereditários, alterações ambientais, como excesso de calor ou frio, prática de exercício físico, utilização de determinados cosméticos, medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, ou podem ainda estar relacionadas com o sistema emocional, como a ansiedade e nervosismo, por exemplo.

Factores de Risco

A rosácea é mais comum em mulheres de fototipos mais baixos (peles mais claras), acima dos 30 anos, que fumam ou tenham antecedentes familiares de rosácea.

Tipos de Rosácea:

Os sintomas mais comuns incluem vermelhidão na pele (que tende a espalhar-se lentamente pelo nariz, bochechas, testa e queixo), pequenos vasos sanguíneos visíveis, aparecimento de algumas borbulhas, entre outros.

Existem quatro subtipos:

• Subtipo 1 (Rosácea eritemato-telangiectásica): vermelhidão facial, rubor e telangiectasias (pequenos vasos sanguíneos dilatados visíveis na pele)
  • Subtipo 2 (Rosácea pápulo-pustulosa): vermelhidão facial, edema e surtos de acne
  • Subtipo 3 (Rosácea fimatosa): a pele engrossa e tem uma textura espessa e irregular
  • Subtipo 4 (Rosácea ocular): olhos vermelhos, irritados, congestionados e/ou com prurido

Sinais e sintomas de cada tipo de rosácea:

Subtipo 1: Vermelhidão facial, rubor, vasos sanguíneos visíveis

• Rubor e vermelhidão no centro do rosto
  • Vasos sanguíneos visíveis (“aranhas” vasculares)
  • Pele seca, rugosidade ou descamação
  • Pele inchada
  • A pele pode ser muito sensível
  • A pele pode picar e queimar
  • Tende a corar ou corar mais facilmente do que outras pessoas

Subtipo 2: Vermelhidão facial, edema e surtos de acne

• Surtos de acne, geralmente onde a pele é muito vermelha
  • Surtos de acne tendem a aparecer e a desaparecer, não são constantes
  • Pele oleosa
  • A pele pode ser muito sensível
  • A pele pode queimar e arder
  • Pele com relevos designados por placas

Subtipo 3: Pele grossa e espessa

Este subtipo é raro. Quando ocorre, a pessoa geralmente apresenta sinais e sintomas de outro subtipo de rosácea primeiro. Os sinais deste subtipo são:

• Textura irregular da pele
  • A pele começa a engrossar, sendo mais comum no nariz (embora seja raro, a rosácea pode fazer a pele engrossar e ter uma textura irregular e, quando isso acontece, é chamado de rinofima)
  • A pele pode também engrossar no queixo, testa, bochechas e orelhas
  • Poros dilatados
  • Pele oleosa

Subtipo 4: Rosácea ocular, olhos vermelhos, inchados e irritados (normalmente requer consulta com oftalmologista)

• Aparência aquosa ou vermelha
  • Sensação de areia nos olhos
  • Olhos queimam ou picam
  • Olhos muito secos
  • Irritação ocular, vontade de “coçar”
  • Olhos sensíveis à luz
  • Visão desfocada
  • Vasos sanguíneos visíveis nas pálpebras
  • Cisto na pálpebra
  • A visão piora com o passar do tempo

De que se trata o tratamento?

Trata-se de um tratamento com luz pulsada, DyeVL, uma luz com uma banda estreita de comprimento de onda entre os 500-600nm e com uma energia especifica para que atinja a hemoglobina (cromóforo) presente nos vasos sanguíneos fechando-os, e eliminando o aparecimento de pequenos vasos na pele.

Qual a duração das sessões?

A duração do tratamento varia mas normalmente entre 60-90 min.

É doloroso?

A luz pulsada e um tratamento confortável, com aplicação previa de um gel frio, a sensação é de um ligeira sensação de calor a cada pulso da luz.

Com que frequência deve ser feito?

Tratando-se a rosácea de uma doença crónica da pele, este tratamento deve ser realizado 1 vez a cada 3/4 semanas idealmente durante 5-6 sessões, após isso pode-se realizar sessões de manutenção.