A injecção lipolítica é um procedimento médico indicado no tratamento de gordura localizada resistente ao exercício fisico, a uma alimentação saudável e a outro tipo de tratamentos. Estas injecções utilizam uma substância activa que contém ácido desoxicólico resultando na ruptura dos adipócitos (células de gordura) levando, consequentemente, à sua destruição.
Este ácido também é produzido naturalmente pelo nosso organismo para ajudar na digestão de gorduras, o que faz com que este produto seja totalmente biocompatível e reabsorvível pelo nosso organismo.
Consiste num potente tratamento lipolítico onde uma solução aquosa, juntamente com um soluto biológico, é injectado no tecido adiposo em pequenas quantidades e em várias localizações da área a tratar. A libertação progressiva deste soluto biológico rompe a membrana celular dos adipócitos fazendo com que o seu conteúdo (glicerol e ácidos gordos) seja libertado para o espaço subcutâneo circundante, sendo posteriormente, metabolizado e, consequentemente, eliminado por via hepática e renal.
Actualmente estas injecções são aprovadas pela FDA para o tratamento da área submentoniana (habitualmente conhecida por “duplo-queixo”), comprovando a sua eficácia e segurança. Contudo, este procedimento pode também ser realizado em outras áreas do nosso corpo como braços, abdómen, flancos, coxas internas, culotes, glúteos, entre outras.